Ana Carolina Vigiani

Psicoterapia online

Pare de Mexer Aí!

Autor: Psicóloga Ana Carolina Vigiani, CRP 46710

Terminou um relacionamento e agora passa seu tempo investigando o que o ex está fazendo?

Vou te falar como isso termina:

Você se feriu no término, pensa inúmeras vezes que essa não foi uma boa decisão e tenta se habituar à nova realidade. Enquanto você se sobrecarrega tentando colocar tudo em ordem, refazer os planos e expectativas de futuro, se reestabelecer, fica buscando notícias da pessoa que foi embora.

Então você começa a interpretar tudo que vê como um diminuidor de estresse e dor, como um alívio. Se a pessoa se exibe demais é porque está fingindo ter superado, se aparece de menos é porque também está sofrendo e quer reatar.

Com o tempo você começa a acreditar que tudo que vê é, na verdade, algo contra você. As aparições da pessoa são para te magoar e os sumiços acontecem porque ela está vivendo outra vida sem você — e isso te machuca.

Essas duas formas de pensar oscilam nos seus pensamentos por bastante tempo, e dificilmente você as abandona. Talvez só saia delas com ainda mais feridas.

Pense que, cada vez que você alimenta essa dor, mais ela machuca. Pense que, se o outro quiser voltar, ele vai te procurar — sem indiretas. Se não procurar, é porque realmente não quer.

Ocupe o seu tempo, mantenha-se longe das informações do seu ex, peça ajuda se for preciso. Vai passar, mas não vai cicatrizar se você ficar arrancando a casca.

Términos não são absolutamente fáceis. Sempre existe algum tipo de perda: rompimentos de planos, de expectativa, de hábitos...

Continuar alimentando sentimentos com respostas inconstantes, imprecisas e incertas é como retirar a casca da ferida: é se furtar da possibilidade de cicatrizar e prosseguir.